ENSINO

Ensinamentos atemporais num mundo em transição

 

O Projeto Social “BOMBEIRO MIRIM MÚSICO” (PBMM) idealizado pelo 1º Ten Bm Marivaldo Cardoso Palheta, no dia 30 de março de 2015, diante da necessidade de realizar um trabalho de cunho social, a fim de inserir a pratica habitual da música no dia-a-dia de nossas crianças e adolescentes, de forma prazerosa, contribuindo assim para formação integral de nossos discentes e tendo como objetivo a inclusão social, preferencialmente crianças e adolescente de baixa renda, na faixa etária de 10 à 18 anos, através do ensino da música e noções básicas de cidadania a fim de desenvolver  suas aptidões artísticas e militar para maior enriquecimento cultural e pessoal.

O PBMM é um programa de Responsabilidade Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, que tem como intuito oferecer as crianças e adolescente informações, orientações, treinamento, educação e base de apoio para a formação do cidadão

O PBMM pretende criar uma Banda de Música em todos os Grupamentos de Bombeiros Militares no estado do Amapá inicialmente através da musicalização, por meio da flauta doce, posteriormente nos instrumentos específicos de uma Banda de Música.

No ano de 2015 o Projeto BOMBEIRO MIRIM MÚSICO atendeu 230 crianças e adolescente inscritos nos diversos Polos espalhados pelos bairros da cidade de Macapá tais como: Polo Comando Geral (Centro), Polo Teatro das Bacabeiras (Centro), Polo Sambódromo (Zerão), Polo Escola Estadual Nilton Balieiro (Marabaixo) e Polo Escola Estadual Maria Merian (Novo Horizonte- Zona Norte).

No ano de 2016 o Projeto BOMBEIRO MIRIM MÚSICO pretende atender 500 crianças e adolescente e criar novos Polos tais como: Polo Comando Geral (Centro), Polo Teatro das Bacabeiras (Centro), Polo Sambódromo (Zerão), Polo Escola Estadual Nilton Balieiro (Marabaixo), Polo Escola Estadual Maria Merian (Novo Horizonte- Zona Norte), Polo Lions Clube ( Jesus de Nazaré), Polo Escola Estadual Gonçalves Dias (Buritizal), Polo Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva (Ilha de Santana) e o Polo 7º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar do Município de Oiapoque).

As aulas acontecem em todos os polos duas vezes por semana pela parte da manhã e tarde, tendo como professores os militares da Banda de Música do CBM-AP e Voluntários.

Não se pode pensar mais na Educação como uma simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Precisamos nos comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades é que o Projeto Bombeiro Mirim Músico acredita e fomenta.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now